secretariadesaude
Anita está entre os cinco municípios mais pontuados na saúde pública da Serra

Publicado em 17/12/2018 às 09:53 - Atualizado em 17/12/2018 às 09:54

O prêmio Mérito Mais Saúde na Serra Catarinense, criado pelo governo do Estado através da Agência de Desenvolvimento Regional-ADR Lages, 26ª Regional de Saúde e Regional de Regulação Hospitalar, foi entregue na noite de sexta-feira (7), no plenário da Câmara de Vereadores de Lages. Reconhecer os esforços dos municípios e instituições da Região Serrana em ofertar aos usuários do sistema público de saúde um serviço gratuito e de qualidade e de acordo com os ideais do Sistema Único de Saúde (SUS), foi o objetivo do evento.

Segundo o gerente regional da saúde, Aloísio Piroli, os critérios adotados para avaliar as ações desenvolvidas pelos municípios foram baseados nos indicadores de desempenho apresentados à Gerência Regional de Saúde e Hospitalar ao longo de 2018. Piroli disse que foram levados em consideração os seguintes itens: atenção básica, tratamento fora do domicílio, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, controle, avaliação e auditoria, assistência farmacêutica e regulação hospitalar. "Estes resultados possibilitaram estabelecer um ranking entre as instituições avaliadas que deram origem a duas formas de premiação: certificados de honra ao mérito e certificados de reconhecimento pelos serviços prestados", informou.

Ao parabenizar os homenageados, o secretário da ADR, Juarez Mattos, que no ato representou o governador Eduardo Pinho Moreira, disse que reconhecer o trabalho daqueles que se doam em momentos difíceis da vida é mais do que justo. "Vocês não ajudam apenas na cura, não levam apenas conforto e confiança aos doentes e seus familiares, vocês vão bem mais, pois, são semeadores da esperança", destacou.

As mais pontuadas

As cinco Secretarias da Saúde que se destacaram em razão dos indicadores, resultados e ações empreendidas no âmbito da saúde pública e que atingiram as maiores pontuações e receberam certificados de honra ao mérito foram: 5º lugar - Bom Jardim da Serra, com 131, 25 pontos, 4º lugar - Anita Garibaldi, com 143,50 pontos, 3º lugar - São José do Cerrito, com 145,25 pontos, 2º lugar- Lages, com 146, 25 pontos e 1º lugar - Otacílio Costa, com 160,25 pontos.

A sessão solene homenageou ainda com certificados de reconhecimento pelos serviços prestados, os hospitais da região, Samu, Pronto Atendimento, Consórcio Intermunicipal de Saúde e demais Secretarias Municipais de Saúde. Os trabalhos desenvolvidos pela deputada federal Carmen Zanotto, tanto na esfera federal, estadual e municipal, também foram reconhecidos sendo a parlamentar homenageada com o certificado do Mérito Mais Saúde.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos