secretariadesaude
A partir de 1º de abril, consultas na Unidade de Saúde serão por agendamento

Publicado em 01/04/2019 às 14:11 - Atualizado em 01/04/2019 às 14:13

Na tarde de terça-feira (26), a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi se reuniu no CASA para tratar de assuntos importantes ao setor. Um dos destaques foi à decisão pela mudança no formato de consultas médicas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central.

A partir do dia 1º de abril (hoje segunda-feira) o sistema de consultas com os três médicos da UBS será através de agendamento, que pode ser realizado pelo paciente ou outra pessoa na Unidade de Saúde, ou ainda por telefone (3543-0271 ou 3543-1028), em qualquer um dos casos é preciso informar o número da pasta, nome da agente de saúde e cartão do SUS. Haverá 11 vagas em cada período para cada um dos médicos.

Todos os pacientes passam por triagem antes de ser atendido pelo médico no dia da consulta, processo pelo qual se determina a prioridade do tratamento de pacientes com base na gravidade do seu estado.

Se o paciente chegar a Unidade e não tiver mais vaga para aquele dia, será encaminhado para triagem com enfermeiro, que irá analisar se o quadro pode ser atendido mediante os protocolos da enfermagem, caso não seja, ele será atendido pela equipe médica da UBS. Se a situação for de urgência, o encaminhamento será para o Hospital Frei Rogério. Ou ainda será feito agendamento para consultar em dia posterior.

O secretário de Saúde, Rodrigo Gehrke, e sua equipe destacam que essa medida foi planejada com base também em outros munícipios que já a utilizam e está tendo retorno positivo. O objetivo é melhorar os atendimentos. "Pacientes que precisam mostrar exames, por exemplo, não precisarão mais vir extremamente cedo para pegar ficha, e sim podem agendar. Esse será um dos benefícios. Agendar antes é uma forma de garantir a consulta para determinado dia, pois serão finalizadas as filas que existiam. E o mais importante é que ninguém ficará sem atendimento, seja na Unidade de Saúde ou com encaminhamento da nossa equipe para o Hospital, pela questão de horário que a UBS esteja fechada ou pela gravidade do caso", destacou a equipe, agradecendo a compreensão e se colocando sempre a disposição da população para mais informações.

A Secretaria informa que futuramente estão sendo planejadas mais mudanças em prol do bem-estar da população.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos/Thaís Soares