---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Profissionais da Saúde se Reuniram para o Workshop do Planifica SUS

Publicado em 12/11/2019 às 19:02 - Atualizado em 12/11/2019 às 21:19

   Os profissionais da saúde municipal participaram nesta segunda-feira (11),  no Salão da Feira Euclides Granzotto, no Bairro Coral, das atividades do projeto Planifica SUS, por meio da realização de workshops com todos os envolvidos, que levantaram dados e realizaram estudos acerca do acesso à Rede de Atenção à Saúde.

   De acordo com o Secretário de Saúde Rodrigo gehrke, as atividades foram voltadas nas melhorias que vão ser desenvolvidas para aprimorar o atendimento nas unidades, bem como, que ideias podem ser incorporadas para melhorar os   atendimentos.

   Coordenada pela tutora, fisioterapeuta Bianca Cristina Neves, a segunda etapa foi territorialização e estratificação de risco familiar a qual ainda está sendo executada, e a terceira etapa está em andamento sobre os acesso aos pacientes. No município três áreas está no processo de roteirização, onde serão delimitadas as áreas as quais estão compostas por microáreas, a qual darão acesso às residências das famílias. Cada uma destas áreas tem um enfermeiro responsável, que coordenará os trabalhos juntamente com as agentes de saúde, médicos é dentistas.

   De acordo com a tutora, o objetivo e ter o mapeamento completo do município, através da estratificação que irá fornecer aos profissionais dados concretos e conhecimento das famílias que se encontram em situação de risco e precisam de um atendimento priorizado.

   Todo o trabalho de mapeamento e estratificação abrange toda a área da Estratégia da Saúde da Família no município, envolvendo o interior e perímetro urbano.

   Para a enfermeira Camila Amorim Moreira coordenadora de umas das áreas, com a estratificação vai ser possível identificar às famílias com alto risco, para que a agente de Saúde possa dar uma atenção especial no atendimento.

   Com intuído de saber mais sobre as necessidades do usuários, a equipe da saúde realizou   na UBS um questionários entre os dias 4 à 8 de novembro, envolvendo 40 pessoas, com perguntas referente aos atendimentos. O resultado obtido foi avaliando e estudado par a identificação das melhorias a serem executadas.

   Além das entrevistas que iram ocorrem consecutivamente, lideranças comunitárias também participaram de uma reunião com assuntos voltados ao conhecimento da saúde, de como elas avaliam os procedimentos realizados no atendimento. Um trabalho em conjunto que visa diagnosticar a saúde do município, para que os profissionais consigam trabalhar de uma forma que possa resolver os problemas das pessoas e não apenas prestar assistência.

   Segundo o secretário Rodrigo, o prazo para a estratificação vai até o dia 13 de dezembro e o encerramento para implantação do projeto está prevista para o mês de dezembro de 2020.