---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


A história enaltecida no 1º Concurso Gastronômico de Anita

Publicado em 03/09/2018 às 09:27 - Atualizado em 03/09/2018 às 09:29

Na sexta - feira, dia 24 de agosto, aconteceu no Centro de Educação Ambiental em Anita Garibaldi a 1ª edição do Concurso Gastronômico promovido pela Epagri local e Prefeitura Municipal.

 

O objetivo do concurso foi enaltecer a culinária local, utilizando produtos da região com pratos doces e salgados que resgatassem a história das famílias.

 

Ao todo foram apresentados 24 pratos e dentre eles foram escolhidos três para receberem as premiações.

 

As juradas vindas de outras cidades da região e com conhecimento apurado do assunto, tiveram dificuldades em definir quais seriam os vencedores, pois cada prato apresentado conseguiu suprir todas as exigências para participação do concurso e ainda tinha o lado emocional, com as lembranças muitas vezes dos pais, avós que faziam o alimento e foram passando de geração em geração e que até hoje seguem nas mesas e nos lares das famílias.

 

As juradas Andreia Meira Schlickmann, da Epagri de Lages; Silvana Buratti, da Emater de Pinhal da Serra e a professora de gastronomia do IFSC, Evelise Zerger, parabenizaram a iniciativa das organizadoras, agradeceram o convite em participar do evento e enalteceram ser essa uma oportunidade de partilha de conhecimento e histórias, sendo uma oportunidade de manter viva a identidade da Serra Catarinense, valorizando os produtos locais e incentivando as novas gerações a manter viva as receitas que fizeram e fazem parte da mesas das famílias.

 

As organizadoras Fátima Beatriz Santos Medeiros de Matos e Juliana Gracietti Oliveira agradeceram a participação de todos e a presença do público que prestigiou o evento.

 

Após as juradas provarem cada prato e avaliarem os itens, o público presente também pôde experimentar as delícias preparadas e ao final foram apresentados os ganhadores:

 

1º lugarPolenta com refogado tropeiro, prato feito por Sandiele Anastácio Teixeira, de 15 anos, moradora da comunidade Vila Petry, a qual ganhou uma diária com acompanhante no Vila dos Ventos Hospedagem Container e conhecer Bom Jardim da Serra, prêmio oferecido pelos proprietários da Vila dos Ventos.

 

2º lugar - Tortei da vó Diva, prato feito por Diva Fontana Ramos, moradora do Centro da cidade. Dona Diva ganhou uma diária na Eco Pousada Rio dos Touros em Urupema, também oferecida pelos proprietários da pousada.

 

3º lugar - Geleia de Laranja, prato feito por Romilda Petry, moradora da Vila Petry. Romilda ganhou de prêmio um forno elétrico doado pela BAESA Energética Barra Grande.

 

Todos os participantes foram presenteados com cortina oferecida pela Bella Janela, squeezes oferecidos pela Gráfica Ambrosio e Jornal Correio dos Lagos e o símbolo da culinária: a colher de pau, e um livro contendo todas as receitas apresentadas durante o concurso.

 

Fonte: Jornal Correio dos lagos/Kely Matos


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar