---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Informações sobre cuidados e prevenção do AVC à população anitense

Publicado em 09/10/2018 às 16:01 - Atualizado em 09/10/2018 às 16:26

Na segunda-feira, dia 24 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi promoveu encontro sobre AVC para os participantes do Programa Anita Crescer e Envelhecer com Saúde, população e profissionais de saúde da região. Especialistas na área palestraram sobre os cuidados e prevenção do AVC.

O evento aconteceu em dois momentos. A primeira etapa foi no auditório de Assistência Social, com os representantes das Secretarias de Saúde dos municípios Anita, Cerro Negro, Campo Belo do Sul e Capão Alto, Corpo de Bombeiros, Hospital Frei Rogério, BAESA e a presença dos responsáveis da Rede AVC: a médica neurologista Elisa Rocha e o enfermeiro André Faria.

Na oportunidade foram abordados temas que envolvem o comprometimento dos municípios no envio dos pacientes até a referência, Hospital Nossa Senhora dos Prazeres em Lages, em tempo hábil. Segundo a secretária de Saúde de Anita, Angela Canani Xavier, foram relatados grandes avanços desde o início da Rede na melhoria de acessibilidade ao receber um paciente vítima do AVC. "Enfatizaram também a importância da parceria entre os envolvidos para um melhor resultado após AVC, mas também foi um grande destaque a abordagem em cada local que se trabalhe com a prevenção para que futuramente tenha-se queda do índice alarmante que vem sendo enfrentado com essa doença", comentou Angela.

O segundo momento, que aconteceu no Salão Nobre da E.E.B. Padre Antônio Vieira, foi direcionado à população com a contribuição de representantes da Associação Rede Serra AVC e depoimentos de pessoas que tiveram sequelas de AVC e de familiares que convivem com pacientes, os quais contaram suas histórias e vivências após a doença.

Em seguida, a médica neurologista Elisa e o enfermeiro André trabalharam com a população a importância da prevenção. Segundo a secretária Angela, foi de muita valia, levando a acreditar que há como reverter com mudanças de hábitos e comprometimento de cada um. "Enfatizo que Anita Garibaldi foi um dos primeiros municípios a abraçar essa causa desde o início da Rede AVC, e o primeiro município a participar da Alta Compartilhada após a Rede estar em funcionamento. Acreditamos que só teremos resultados se tivermos parcerias e comprometimento, por isso Anita abraça essa causa", concluiu a secretária de Saúde.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos/Thaís Soares


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Informações Relacionadas

Assuntos