CMDCA
Direitos de crianças e adolescentes foi pauta de conferência

Publicado em 09/10/2018 às 16:21 - Atualizado em 09/10/2018 às 16:21

No dia 18 de setembro aconteceu no Salão Nobre da Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira em Anita Garibaldi, a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizada pelo CMDCA - Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente. O tema central foi: "Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências".

Na ocasião estavam presentes representantes da rede de atendimento à infância, composta pelas secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e conselhos, bem como crianças, adolescentes, comunidade, organizações da sociedade civil, Polícia Militar e Bombeiros.

Os participantes assistiram à palestra proferida pela professora e advogada Erli Aparecida Camargo, e em seguida se dividiram em grupos de estudos sobre os cinco eixos base da Conferência: 1 - Garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social, 2 - Prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes, 3 - Orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes, 4 - Participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes, e 5 - Espaços de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes. Com o debate foram elencadas propostas.

Por fim, foram eleitos dez delegados, cinco titulares e cinco suplentes, os quais apresentarão e levarão um documento contendo as propostas elencadas pelos grupos para a Conferência Regional.

Segundo a presidente do CMDCA, Ingla Aparecida Hang, o destaque foi à participação dos adolescentes. "A conferência bianual tem como objetivo buscar meios de garantir os recursos que assegurem os direitos das crianças e adolescentes, oportunizando ouvi-los e assim atender as necessidades deles", disse a presidente, agradecendo a todos que participaram e ajudaram na construção desse importante documento, de modo especial os membros do CMDCA. Ela também parabenizou as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que realizaram uma apresentação de dança durante a cerimônia de abertura da conferência.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos/Thaís Soares

Informações Relacionadas