educacaoambiental
Educação ambiental colocada em prática por projeto desenvolvido no CEA em Anita

Publicado em 06/11/2018 às 09:47 - Atualizado em 06/11/2018 às 09:48

Além de promover a Educação Ambiental e o contato com a natureza, o Projeto Atitude Verde e Consciente e a Sala Verde Região dos Lagos, desenvolvidos no CEA - Centro de Educação Ambiental em Anita Garibaldi vêm oferecendo diferentes ações envolvendo os alunos da rede municipal.

Entre os projetos está o viveiro que já produz verduras que são distribuídas nas escolas, auxiliando na merenda escolar, como destaca a nutricionista Cristiane Borges: "A parceria entre o Projeto Atitude Verde e Consciente e as escolas da rede municipal trouxe benefícios para nossas crianças. Temos o fornecimento semanal de algumas verduras e temperos, o que nos enriquece em questão de variedade e qualidade dos cardápios da merenda escolar. Bem como, a questão do alimento ser orgânico, sem uso de pesticidas, e retirado fresquinho da horta e vai diretamente para as escolas", comenta Cristiane.

Os alunos também tiveram explicações com o técnico agrícola Carlos Zanotto e a nutricionista Cristiane, a qual falou sobre a importância e benefícios que trazem os alimentos orgânicos para a saúde, e proporcionaram aos alunos a experiência de colher alface e rabanete para levar para a escola.

A nutricionista destaca que as verduras plantadas e entregues para a merenda escolar são: cebolinha verde, salsinha, rabanete, rúcula e alfaces.

"As verduras e legumes são essenciais para a alimentação diária, por apresentarem em sua composição: fibras, as quais auxiliam no funcionamento adequado do intestino, ajudam a controlar a taxa de açúcar no sangue e colesterol, além de que promovem a saciedade, diminuindo assim o excesso de ingestão alimentar excessiva em cada refeição; Vitaminas e minerais que regulam o funcionamento dos diversos órgãos e promovem o crescimento adequado as crianças e adolescentes", enfatizou a nutricionista.

Todas as escolas do município estão convidadas a conhecer o local e os projetos desenvolvivos, os quais contam com o apoio da Enercan e Consórcio Machadinho e desfrutar do espaço construído especialmente para a prática da Educação Ambiental. A comunidade também pode participar das ações e conhecer o local.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos/Kely Matos

Informações Relacionadas