educacao
Escola da Capela São Paulo de Anita é destaque em concurso da Epagri

Publicado em 06/11/2018 às 09:55 - Atualizado em 06/11/2018 às 09:55

Com muita alegria, os alunos do Núcleo Municipal São Paulo, localizado no interior de Anita Garibaldi na Capela São Paulo participaram do Concurso "Destaque Epagri Educação Socioambiental - Márcia Mortari", em São Joaquim. A escola foi uma das ganhadoras do troféu, com o Projeto "Aprender com a Natureza, preservando a essência".

Alunos do 1º ao 5º ano desenvolveram ações voltadas à preservação ambiental e reciclagem de materiais descartáveis, além de horta vertical instalada na escola. As atividades realizadas, adequadas ao conteúdo programático do currículo escolar, tiveram a participação da Epagri, escritório local de Anita Garibaldi, Secretaria Municipal de Educação, Setor Municipal de Meio Ambiente, BAESA, ENERCAN e Cortinas Bella Janela. Dentre estas atividades, destacam-se oficinas de pintura "Cores da Terra", confecção de objetos utilizando papelão, garrafas PET, garrafas de vidro, retalhos de tecidos e aviamentos, isopor, produção de instrumentos musicais e outros.

Contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes dos problemas ambientais e mais críticos quanto à produção de seu próprio lixo, foi o objetivo geral do projeto e a participação da comunidade foi muito importante durante a execução do mesmo. Visando que se torna necessária a mudança de comportamento, tanto na escola quanto na família.

Reconhecendo que a escola é um espaço fundamental para a concepção da identidade socioambiental dos cidadãos, o "Destaque Epagri Educação Socioambiental - Márcia Mortari" incentiva e valoriza escolas no trabalho de Educação Ambiental e na construção de sociedades sustentáveis, em parceria com instituições públicas e privadas e com a sociedade civil.

A escola ficou entre as 4 destacadas das 11 participantes da região do Planalto Sul e Serra Catarinense.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos/Divulgação