Anita realiza Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa

Publicado em 10/04/2019 às 10:57 - Atualizado em 10/04/2019 às 10:59

[...]No dia 28 de março, o Conselho Municipal do Idoso de Anita Garibaldi em parceria com a Secretaria de Assistência Social e CRAS promoveram a 5ª Conferência dos Diretos da Pessoa Idosa 2019, no Salão Nobre da Escola Padre Antônio Vieira.

O tema deste ano é: "Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas", cujo foco principal da conferência é poder fazer observações e deliberações para melhorias em prol do envelhecimento com respeito, dignidade e valorização. Neste espaço há participação da sociedade civil, governo e pessoas voluntárias à causa, envolvendo diferentes faixas etárias, pensando no bem da pessoa idosa.

Essa é a segunda conferência realizada em Anita, na qual foram formados grupos que trabalharam os quatro eixos: 1- Direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas; 2- Educação assegurando direitos e emancipação humana; 3- Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; 4- O Conselho dos Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Aline Horbach, destaca que foi muito produtiva a Conferência. "Discutimos vários assuntos nas esferas municipal, estadual e nacional, onde tentaremos já por em prática a nível municipal", disse Aline, comentando que estudos comprovam que a tendência é o Brasil ser um país de idosos. "Por isso é preciso desenvolver politicas públicas para estar preparados e trabalhar para que as pessoas envelheçam com saúde e qualidade de vida. Aproximadamente 30% da população catarinense terá em 2050 mais de 60 anos. Atualmente, em Santa Catarina são mais de 1 milhão de pessoas com mais de 60 anos", concluiu a presidente do Conselho.

A Conferência é dividida nas etapas municipal, estadual e nacional. Haverá um representante de Anita na Conferência Estadual, expondo e defendendo as deliberações dos idosos do município.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos/Kely Matos e Thaís Soares