Campanha Imposto de Renda Solidário

Publicado em 15/04/2019 às 10:10 - Atualizado em 15/04/2019 às 10:13

- Contribuintes podem deduzir parte do Imposto de Renda, doando ao FIA de sua cidade;

- Seu Imposto pode render cidadania;

- Ao invés de destinar todo seu Imposto para o Leão, você pode ser o Rei de Crianças e Adolescentes;

Passo a passo de como doar

1 - Menu: >Resumo da Declaração >Cálculo do Imposto de Renda, na lateral esquerda, escolha a opção por Deduções Legais;

2 - Novo: Selecione doações diretamente na declaração - ECA;

3 - Dados: Na tela dados da doação escolha: Tipo de Fundo: Municipal, na UF: SC e no Município: Anita Garibaldi;

4 - Valor: Observe do lado direito o valor limite máximo para doação: No campo VALOR preencha o quanto deseja doar, em seguida clique OK;

5 - DARF: Na opção Imprimir, clique em DARF - Doações Diretamente na Declaração o programa vai gerar um DARF que deverá ser pago na rede bancária até a data de vencimento;

6 - Gravar: Grave e transmita a declaração;

Contribuintes podem deduzir parte do Imposto de Renda para programas sociais, a exemplo do Fundo para a Infância e Adolescência - FIA de Anita Garibaldi. Os contribuintes que declaram o Imposto de Renda podem destinar, diretamente, no sistema da declaração, é fácil, faz tudo pela internet, e destina um percentual aos projetos sociais do FIA, que pode ser pessoa física até 6% e pessoa jurídica é 1%, sendo deduzido do valor já pago, não gerando novas despesas para o declarante.

Caso sua declaração seja feita por um contador, basta solicitar que seja doado ao Fundo para Infância e Adolescência - FIA de Anita, dentro do prazo que é até o dia 30 de abril.

O FIA é responsável pela gestão dos programas sociais para a criança e o adolescente. É monitorado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), órgão responsável pela criação de políticas para a área e fiscalizado pelo Ministério Público.

A presidente do CMDCA de Anita Garibaldi, Ingla Aparecida Hang, destaca que de acordo com as orientações recebidas da Receita Federal, as deduções só podem ser feitas por quem utiliza o formulário completo, que apurem o imposto a pagar e que tenham direito a restituição. "Nós destacamos a importância deste gesto, a quem destina parte do Imposto de Renda para promover um futuro melhor para as crianças e adolescentes de nossa cidade", comenta.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos