---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Projeto cultural enfatiza o bicentenário da heroína Anita Garibaldi

Publicado em 03/05/2019 às 09:53 - Atualizado em 03/05/2019 às 09:55

Na tarde do dia 25 de abril, o prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, juntamente com secretários e colaboradores receberam o historiador e representante do Instituto Cultural Anita, Adilcio Cadorin, o qual veio apresentar um projeto em comemoração ao bicentenário de Anita Garibaldi, que envolverá seis cidades catarinenses e mais 12 cidades italianas.

A ideia central do projeto é comemorar os 200 anos de Anita Garibaldi envolvendo cidades da Itália, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Uruguai. Durante a visita, o historiador apresentou o projeto que visa a criação de uma comissão municipal, formalizada por decreto, e essa comissão será responsável por idealizar eventos culturais que enalteçam a heroína Anita Garibaldi, iniciando ainda neste ano de 2019, porém com foco no ano de 2021, ano de seu bicentenário.

Segundo o historiador, o projeto terá a participação da Fundação Catarinense de Cultura, que ficará responsável a nível estadual, através da criação de uma comissão estadual. Este projeto já foi repassado ao Governo do Estado que irá angariar recursos para a realização dos eventos no ano de 2021. "Iremos criar também uma Comissão Internacional para que os eventos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai e Itália façam parte de um calendário de eventos internacionais", comentou o historiador, enfatizando também que o município precisa participar devido a importância da história e ligação com a heroína Anita Garibaldi.

A iniciativa conta com o Projeto 'Uma Rosa para Anita', sendo este um livro italiano que será reescrito em três línguas incluindo o português e terá lançamento no Brasil.

O prefeito João Cidinei da Silva demonstrou interesse no projeto e se comprometeu a realizar o convênio e formar a comissão para início das atividades.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos/Kely Matos