saude
Protocolo Pedia Suit é implantado na Unidade Básica de Saúde Célio Gomes

Publicado em 19/05/2020 às 15:15 - Atualizado em 20/05/2020 às 12:36

A Secretaria Municipal de Saúde de Anita Garibaldi passa a fornecer atendimento de terapia Pedia Suit, um protocolo de terapia intensiva. A atividade é realizada na Unidade Básica de Saúde Célio Gomes, no bairro Coopercampos.

A utilização do PediaSuit se dá através do uso do macacão (suit) e da gaiola de atividades. Colocados no paciente eles fornecem o suporte para que o corpo seja alinhado o mais próximo do funcional possível, gerando também uma descarga de peso que é essencial para a regulação do tônus muscular e para a função vestibular e sensorial. Essa descarga é gerada pelo ajuste das tiras elásticas da vestimenta, sendo esta uma das alternativas terapêuticas potencial e eficaz para otimizar o tratamento.

Segundo a fisioterapeuta Bianca Cristina Neves, responsável pelos atendimentos no Pedia Suit da Secretaria Municipal de Saúde, este é um dos melhores recursos em fisioterapia neurológica, pois fornece uma resposta muito importante no processo de reabilitação. Os atendimentos na Unidade de Saúde já estão sendo realizados. É um tratamento longo e com uma carga de trabalho acentuada.

Os pacientes que participam desse protocolo passam por uma criteriosa avaliação, devem apresentar requisição médica quanto ao estado clínico, exames complementares e precisam se enquadram em critérios técnicos respeitando as indicações e contraindicações afim de realizar o tratamento com segurança.

De acordo com o Secretário de Saúde Rodrigo Gehrke, a implantação do protocolo foi realizada através da parceria do Ministério Púbico, Poder Judiciário e Prefeitura Municipal. Uma conquista importante que irá beneficiar os usuários sem nenhum custo ao cidadão.