---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

saude
Secretaria de Saúde alerta sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Publicado em 30/07/2020 às 14:28 - Atualizado em 30/07/2020 às 14:34

      Considerando que nesta semana a Secretaria da Saúde de Anita Garibaldi constatou COVID-19 em crianças, a orientação dessa semana é um alerta sobre a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica, descrita pela primeira vez em abril de 2020 pela Sociedade de Pediatria do Reino Unido.    

    Consiste em uma apresentação rara, aguda e grave provavelmente associada ao Coronavírus, cujos sintomas iniciais incluem febre persistente > 38,5ºC, lesões de pele variadas, conjuntivite, dor abdominal, diarreia e vômito que evoluem para choque, alterações cardíacas ou de coagulação.  

     O que chama atenção é que geralmente apresentam poucos sintomas respiratórios e alterações laboratoriais importantes. Todas as crianças apresentam IgG+ para Coronavírus, caracterizando uma síndrome pós-infecciosa.  

     Por se tratar de uma doença nova e com um caminho longo pela frente de descobertas a respeito de tratamentos, vacinas e até mesmo complicações e sequelas da COVID-19, orientamos atenção redobrada dos pais com relação a seus filhos, reforço nas questões de higiene e de distanciamento social.

     O mapa abaixo demonstra o risco potencial na nossa região que permanece grave. O outro mapa demonstra à curva do município de Anita Garibaldi e o gráfico a recomendação acentuada da necessidade de isolamento.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar