Rei das Embaixadinhas percorre os municípios da Região dos Lagos

Publicado em 09/04/2021 às 16:49 - Atualizado em 09/04/2021 às 16:51

Natural de Araranguá em Santa Catarina, Martinho Eduardo Orige, quebrou o próprio recorde mundial de fazer embaixadinhas por mais tempo sem deixar a bola cair, foram 26h e 1minuto e com isso entrou para o Guinnes Book. Ele começou a fazer embaixadinhas quando tinha sete anos de idade, inspirado em um comercial do jogador Zico, da seleção brasileira.

Em sua trajetória de rei das embaixadinhas, Martinho em 2002 descobriu que um chinês detinha o pódio da categoria de embaixadinhas, então o esportista colocou na cabeça que poderia superá-lo facilmente e, em 2003, bateu o primeiro recorde mundial, ficando 19 horas e 30 minutos embalando a bola de futebol, sem parar nenhum segundo.

Em 2006, Martinho caminhou de Chuí, no extremo Sul do Brasil, até Araranguá, em um trecho de 750 quilômetros, também fazendo embaixadinhas ininterruptas. Em 2009, um britânico quebrou o recorde dele, permanecendo 24 horas. Em 2010, Martinho não quis mais ficar em segundo lugar e fez embaixadinhas por 24 horas e 27 minutos e em 2019 ele quebrou o próprio recorde, somando todas as conquistas, já são sete títulos mundias.

Em 2019 ele iniciou um novo projeto, o de percorrer as 295 cidades de Santa Catarina, começando por Florianópolis no dia 7 de setembro daquele ano e, de lá para cá, já percorreu mais de 159 cidades, passando nesta semana pelos municípios da Região dos Lagos de Campo Belo do Sul, Cerro Negro e Anita Garibaldi. Porém a sua intenção é passar em todos os municípios catarinenses da região.

Em visita ao município anitense e em conversa com a equipe do Correio dos Lagos e da Rádio Alegria, o esportista falou de sua trajetória, conquistas, desafios e a pandemia do coronavírus que o fez perder alguns patrocinadores e de certa forma reduzir o ritmo de seu projeto, mas nada o abalou e com todas as dificuldades ele segue o seu objetivo.

No município de Campo Belo do Sul, o esportista foi recepcionado pela vice-prefeita Ilzete Tessaro, equipe da secretaria de Educação e CME, além de alguns alunos que juntos percorreram algumas ruas da cidade. Em Cerro Negro, o Rei das Embaixadinhas foi recepcionado pelo prefeito Ademilson e atletas do município e na quarta-feira (7) ele chegou a Anita Garibaldi, onde foi recepcionado pela equipe da CME, prefeito João Cidinei da Silva, equipe da Secretaria de Educação e percorreu as escolas Padre Antônio Vieira e José Borges da Silva. Martinho também deixou um recado para os atletas que fazem parte do Plano Anual de Atividades Esportivas - CERA, para que lutem pelos seus sonhos e nunca parem de estudar. Durante o ano de 2021 Martinho estará presente novamente no município participando de algumas atividades do projeto desenvolvido pelo CERA com alunos/atletas de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Celso Ramos e Pinhal da Serra.

O principal objetivo deste projeto desenvolvido por Martinho, além de ampliar o seu próprio recorde mundial, é divulgar as 295 cidades de Santa Catarina, inclusive citando no Guinness o nome de cada município percorrido fazendo embaixadinhas. Em cada cidade ele destaca que está sendo muito bem recebido pelos gestores municipais e principalmente pelas crianças.

Fonte: Jornal Correio dos Lagos/Kely Matos